João Novo e o Ford Sierra RS 500 dominaram as corridas dos Legends no ANPAC Historic Racing
Com um Ford Sierra RS 500 inusitadamente fiável debaixo da canícula que se fez sentir no Autódromo do Estoril, João Novo reclamou para si a vitória nas duas corridas do ANPAC Historic Racing reservadas para o Campeonato de Portugal de Velocidade Legends que se disputaram este domingo no Autódromo do Estoril. Porém, o maior espetáculo deste domingo de corridas foi o intenso duelo entre Gonçalo Novo e Ricardo Diniz, com o duelo entre Paulo Lima e José Meireles também a prender a atenção do muito público que surgiu nas bancadas do Autódromo do Estoril.
João Novo foi o mais rápido nos treinos cronometrados e no arranque para a primeira corrida, assumiu a liderança e pouco José Meireles e Paulo Lima puderam fazer para evitar a fuga do Ford Sierra RS 500. Os dois pilotos dos BMW M3 E30 entretiveram-se numa luta que foi pontificada por alguns ataques de Lima a Meireles com este a defender-se, sempre, de forma perfeita.
Numa corrida marcada por dois Safety Car, a vantagem de João Novo teve de ser recuperada em duas ocasiões. Se a diferenças no final da corrida se estabeleceu em magros 0,9 segundos, a verdade é que nunca a vitória de João Novo esteve em causa. Mais atrás, algumas lutas polvilharam a corrida de interesse. Porém, depois das saídas de pista de Paulo Teixeira – que fez entrar o primeiro Safety Car – e de Pedro Bartolomeu (Renault Spider) – que fez sair o segundo Safety Car – o duelo entre o Peugeot 106 S16 de Gonçalo Novo e o Honda Civic 1600 de Ricardo Diniz superou as melhores espectativas.
Ultrapassagens com enorme respeito entre os dois pilotos terminaram quando os pneus do Peugeot de Gonçalo Novo “acabaram” e o jovem piloto teve de se inclinar perante Ricardo Diniz. Mais atrás destaques para a luta entre o BMW 320iS de Luís Império e o Renault Mégane Coupé de Hugo Ferreira e o duelo entre Luís Macedo (Citroen Saxo Cup) e Miguel Matias (Citroen Saxo Cup).
Nos Legends 90, João Novo ganhou na frente de José Meireles e Paulo Lima, ao passo que nos L99, apesar de uma falha mecânica na última volta, Diogo Cavaco (BMW 325i). Nos L99 2000, Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R) foi o melhor, ao passo que nos L99 1600 o melhor foi Ricardo Diniz, seguido de Gonçalo Novo, Luís Macedo (Citroen Saxo Cup), Pedro Amaro (Citroen Saxo Cup), Paulo Ascenção (Honda Civic) e Miguel Matias (Citroen Saxo). Nos L99 TL2000, vitória para Paulo Gomes (Peugeot 306 S16) seguido de Paulo Ferraz (Renault Clio 16V) e de Pedro Lisboa que viu o seu Peugeot 306 GTI) ter problemas, mas ser classificado. Luís Império foi o melhor nos Legends Trophy com o BMW 320iS a superiorizar-se ao Renault Megane Coupe de Hugo Ferreira e ao Renault Spider de Pedro Bartolomeu.
A segunda corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends conheceu o mesmo desfecho, ou seja, João Novo não deu muitas hipóteses aos seus adversários com um Ford Sierra RS 500 a impor-se tal como já o fazia nos anos 80 nas corridas de Turismos. Diferenças sentiram-se no pódio. Com um melhor arranque, Paulo Lima superiorizou-se a José Meireles e reclamou, no final, a vitória no duelo entre os dois lindíssimos BMW M3 E30. O Top 5 também ficou igual, com Ricardo Diniz a superiorizar-se a Gonçalo Novo pela segunda vez.
A grande diferença esteve na forma como estes dois pilotos cumpriram as 14 voltas desta segunda corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends. Para se perceber a intensidade do ritmo imposto por estes dois pilotos ao volante de carros com motor 1.6 litros, os dois ficaram a menos de cinco segundos do tempo mais rápido dos BMW M3 com motor 2.5 litros!
Mas ainda mais impressionante foi o número de vezes que os dois se ultrapassaram. Pouco importa qual foi o que fez mais ultrapassagens. Contas feitas, foram mais de uma dezena de troicas de posição entre os Ricardo Diniz e Gonçalo Novo, com o jovem talento do Peugeot 106 a voltar a ceder a primeira posição do piloto do Honda Civic nas voltas finais da corrida. Mas até essa ocasião, ninguém tirou os olhos desta luta sem quartel, mas que decorreu de forma limpa e com enorme fairplay de ambos os pilotos. Espetacular!
O calor sentido ao longo do dia de domingo levou a que vários pilotos não conseguissem reparar os seus carros, com Pedro Lisboa (Peugeot 306 GTI), Paulo Teixeira (BMW 325i), José Mota (Peugeot 106 S16) e Fábio Mota (Citroen Saxo Cup) a não participarem nesta segunda manga. Por outro lado, voltámos a ter luta entre Luís Império (BMW 320iS) e Hugo Ferreira, com vitória neste duelo, desta feita, para o piloto do Mégane Coupé.
Olhando às categorias, João Novo venceu os L90 na frente de Paulo Lima e José Meireles. Nos L99, vitória para Diogo Cavaco (BMW 325i) e nos L99 2000 foi Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R) o melhor. Entre os 1600, vitória para Ricardo Diniz seguido de Gonçalo Novo, fechando o pódio Luís Macedo (Citroen Saxo Cup). O Citroen Saxo Cup de Pedro Amaro e o Honda Civic de Luís Ascenção fecharam a classificação desta categoria. L99 Taça Legend 2000, Paulo Gomes (Peugeot 306 S16) foi o melhor, enquanto Pedro Bartolomeu (Renault Spider) venceu os Trophy na frente de Hugo Ferreira e Luís Império.